ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 80,00

ANUAL R$ 150,00

(48) 3535-1256


O Jornal

Jornal Volta Grande


No início era quinzenal e tinha apenas 4 páginas

O Jornal Volta Grande foi criado em 25 de janeiro de 1996, na cidade de Jacinto Machado. A escolha do nome se deu em homenagem ao antigo nome do município que até a década de 1930 chamava-se Volta Grande. O jornal nasceu da necessidade de informar os acontecimentos e os estragos causados ao meio ambiente na maior enchente até então conhecida “Natal de 1995 onde morreram 3 pessoas no município e desabrigou centenas”.

No início o jornal era impresso em tamanho papel ofício (1.000 exemplares, com 4 páginas) na cidade de Araranguá, 10 meses depois já passava para o tamanho tablóide (jornal padrão) e com circulação semanal. Houveram inovações em todos os anos, mas foi em outubro do ano 2000, que o jornal adotou o colorido, durante este período o jornal foi impresso em várias gráficas e cidades, até mesmo no Diário Catarinense.

E foi no ano 2000, que o jornal inaugurou sua sede própria em Jacinto Machado e abriu escritórios em Turvo, Forquilhinha e Araranguá. Foi neste período, que o jornal se estruturou, aumentou sua circulação, contratou mais profissionais, buscou novos colunistas, fez fusão com o jornal Gazeta de Turvo, fez divulgação e realizou eventos, 

 

Reconhecimento estadual

Para alegria da equipe do Volta Grande, no ano de 1998, foi apontado na pesquisa do Sebrae, como o jornal mais lido na região. Em Jacinto Machado alcançou o índice de 81%. No mesmo ano, o jornal ganhou o selo Talentos Empreendedores, promovido pelo Sebrae, RBS e Quatro Rodas, sendo o único jornal do estado a ganhar o prêmio.

 

3 mil jornais e 32 páginas

Outro fator decisivo foi no fim do ano de 2001, onde o Jornal Volta Grande, firmou parceria com a Gráfica Editora Opção, adquirindo máquinas especializadas, onde iniciaram sua impressão própria, passando a imprimir 3000 jornais por semana, com uma média de 32 páginas, passando a ser o jornal de maior circulação do extremo Sul Catarinense, marcando assim mais um capítulo de sua história.

Atualmente circula em 16 municípios: Jacinto Machado, Turvo, Ermo, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Sombrio, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Praia Grande, Maracajá, Nova Veneza, Forquilhinha e parte de Criciúma.

 

Fusão com jornal Portal Veneza

Ainda no ano de 2010, o Jornal Volta Grande fez uma parceria com o jornal Portal Veneza e passou a ser o único periódico daquele município. Que circulava em Forquilhinha e Nova Veneza.

Também este ano foi criado uma revista de “Saúde e Bem estar”, que circulava mensalmente, trazendo informações úteis sobre saúde para seus leitores.

 

Jornal tem assinante fora do estado

Com a ida de muitos brasileiros para outras regiões do Brasil e também para outros países, o Jornal Volta Grande tem vários assinantes onde o jornal segue pelo correio a exemplo de Brasília, São Paulo, Florianópolis, Blumenau e Caxias do Sul. Semanalmente é enviado jornais para as secretarias estaduais do governo, para a biblioteca nacional e também para Adjori, entidade na qual o jornal é filiado. Entidade que todos os anos promove uma premiação estadual dos melhores jornais do interior de Santa Catarina, sendo que em 2010, o Volta Grande ficou na sexta posição na área de publicidade e jornalismo. Sendo contemplado com menção honrosa na categoria de melhores charges.

 

 Jornal tem assinante fora do estado

 

Com a ida de muitos brasileiros para outras regiões do Brasil e também para outros países, o Jornal Volta Grande tem vários assinantes onde o jornal segue pelo correio para Brasília, São Paulo, Florianópolis, Blumenau, Santa Terezinha do Itaipu e Caxias do Sul. Semanalmente é enviado jornais para as secretarias estaduais do governo, para a biblioteca nacional e também para Adjori, entidade na qual o jornal é filiado. Entidade que todos os anos promove uma premiação estadual dos melhores jornais do interior de Santa Catarina, sendo que em 2010, o Volta Grande ficou na sexta posição na área de publicidade e jornalismo. Sendo contemplado com menção honrosa na categoria de melhores charges.

Atualmente com o avanço da Internet milhares de pessoas acessam o site voltagrandeonline.com.br onde o acesso é gratuito. Sendo os países que mais acessam o jornal, está o Estados Unidos, Itália e Portugal.

 

Redes sociais

 

Por tudo isso e consciente do seu dever o JORNAL VOLTA GRANDE segue seu destino a passos largos, o leitor pode ler o jornal na íntegra folheando em seu computador e/ou smartphone as mais de 40 páginas que fazem parte do Volta Grande, ou nossos cadernos, nossa revista de fim de ano, enquetes, entrevistas em vídeo entre outros. O novo portal www.voltagrandeonline.com.br é mais uma ferramenta, onde tem notícias em tempo real.  Nossos milhares de seguidores nos seguem no Facebook (através da página Jornal Volta Grande e no Instagram (@jornalvg). Já nos vários grupos de WhatsApp através de nossos links são compartilhadas diariamente as notícias de toda região.  

 

Um elo de comunicação

 

Para o diretor proprietário José Mota Alexandre, a permanência do Jornal Volta Grande impresso que chega aos seus 26 anos deve-se a inúmeros fatores. “Falamos a linguagem do povo, objetiva e de fácil entendimento, abrimos espaço para a comunidade, participamos de campanhas de ajudas sociais, oferecemos informação, lazer e assuntos diversos como: política, esportes, polícia, classificados, colunistas, saúde, sociais, humor, entre outros.  Nossos colunistas fazem uma aproximação entre o leitor e o jornal, seja com suas fotos sociais, sejam com seus comentários políticos e de assuntos gerais” explica o diretor.

 

Além disso, todos os anos é realizado uma pesquisa, onde o leitor tem a oportunidade de avaliar o jornal e dar sugestões. “Circulamos onde nenhum jornal vai, que é no interior do interior. Temos vários clientes e anunciantes, entre eles cooperativas agrícolas e elétricas, agências bancárias, prefeituras, câmaras de vereadores, hospitais, CDLs, profissionais liberais, associações, clubes, indústrias e comércios dos mais variados segmentos, que escolheram o Jornal Volta Grande como veículo de comunicação que lhes dá retorno. Estamos diariamente em 12 emissoras de rádios desde Urussanga até Torres (RS) e ao meio dia na TV Sul Catarinense, no quadro DIRETO DA REDAÇÃO DO JORNAL VOLTA GRANDE. Sabemos do papel que exercemos, por isso nossa responsabilidade é muito maior,” finaliza Mota.

 


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande