ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Previsão de Ciclone com fortes rajadas de Vento e frio intenso se aproxima de SC

Tempo

há 1 ano


17/05/2022 16h54


Fenômeno provoca transtornos por conta dos fortes ventos que podem ultrapassar os 100 km/h em algumas regiões do Estado



O ciclone subtropical que se aproxima de Santa Catarina neste início de semana é intenso e com características incomuns. O fenômeno traz risco potencial de estragos por conta dos fortes ventos que podem ultrapassar os 100 km/h em algumas regiões. O mar fica muito agitado e há risco de ressaca.

 

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o ciclone subtropical teve fases de ciclone extratropical. Nesta época do ano, o ciclone mais comum de ocorrer é o extratropical por conta das frentes frias que atravessam a região.

 

No entanto, o ciclone extratropical se transformou em um ciclone subtropical, que pode vir ou não acompanhado de uma frente fria.

 

Segundo Scheuer, o ciclone extratropical, geralmente, tem mais energia e velocidade. Contudo, subtropical em questão registra forte intensidade.

 

Scheuer explica que o fenômeno não deve avançar para algo mais do que um ciclone, como um furacão, por exemplo. “Furacão tropical gosta de águas aquecidas e é um sistema único, não tem frente fria associada”, diz.

 

Alerta ventos intensos

A Defesa Civil estadual alerta que a atuação do ciclone subtropical que se aproxima da costa do Sul do Brasil a partir desta terça-feira (17), vai provocar ventos intensos e persistentes, com rajadas de moderada e forte intensidade até a quinta-feira (19), especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.

 

Entre a noite de terça e a manhã de quarta-feira (18), os ventos se intensificam conforme o ciclone se aproxima do Estado.

 

As rajadas podem atingir velocidades acima dos 100 km/h nos pontos mais altos da Serra, ficando em torno de 90 km/h no Litoral Sul, Grande Florianópolis e áreas próximas.

 

No Alto e Médio Vale do Itajaí chega aos 75 km/h e em torno dos 65 km/h no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.

 

De acordo com Piter Scheuer, no Cabo de Santa Marta, na região de Laguna e Jaguaruna, no Sul do Estado, as rajadas podem variar de 110 km/h a 120 km/h.

 

Os fortes ventos podem provocar transtornos como queda de energia, queda de árvores e destelhamentos, sobretudo, na quarta.

 

A Defesa Civil estadual recomenda que se busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Além disso, deve-se ficar distante das janelas.

 

Fonte: ND TV

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande