ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Queda na temperatura pode causar prejuízos na agricultura

Tempo

há 2 anos


27/07/2021 09h52


Amanhecer de quarta, quinta e sexta pode registrar -2 ºC em alguns locais da região Sul

O Litoral Sul do Brasil deverá registrar temperaturas negativas e geadas generalizadas nos próximos dias, e a chegada do frio intenso pode trazer prejuízos para a agricultura. Conforme o meteorologista Márcio Sônego, o amanhecer de quarta, quinta e sexta-feira, dias 28, 29, 30, pode registrar -2 ºC em alguns locais de Criciúma e região. Um frio tão rigoroso foi registrado no ano 2000, quando houve quase perda total nos bananais. Na época a temperatura chegou a -3 graus.

"Os bananais são as plantações mais vulneráveis ao frio, mais expostas, e sem muito o que fazer, a não ser ensacar os cachos de banana para evitar escurecimento da casca quando madura e depreciar o visual da fruta. As folhas podem ser 'queimadas' pela geada e, em certos casos, pode se perder até mesmo plantas inteiras", explica o meteorologista.

O maracujazeiro ainda não foi plantado, portanto as mudas estão abrigadas. Já a pitaya pode sofrer com queimaduras da parte verde/aérea, e para isto pode-se colocar lona plástica para evitar a geada. O fumo pequeno no campo pode ter algum 'sapeco' das folhas novas, mas depois se recupera. Quem tem criações de animais deve proteger, recolhendo os filhotes para o abrigo para evitar o frio da noite e o frio do vento. 

Fonte: Portal Engeplus

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande