ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Frio intenso deve seguir até quinta-feira em SC

Tempo

há 2 anos


29/06/2021 10h12


A intensa massa de ar frio polar que chegou ao Estado trouxe baixas temperaturas, mas também fenômenos típicos do nosso inverno. Nesta segunda-feira (28), tivemos a presença de uma frente fria - responsável pelas nuvens e pela chuva/umidade - e o ar frio polar - responsável pela queda forte da temperatura.

Frio intenso no Sul deve seguir até quinta (1º) e 'está dentro da normalidade', dizem meteorologistas. Neve e chuva congelada foram registradas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná nesta segunda e eram esperadas para o inverno. O frio intenso continua e com ele, há também previsão de geada.

As temperaturas devem baixar mais e permanecerem assim até quinta-feira (1º). Conforme especialistas, isso já era previsto para este inverno. Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), o estado catarinense, o Paraná e o Rio Grande do Sul estão registrando frio intenso em razão da passagem de uma massa de ar frio de origem polar vinda da Argentina.

Ao menos seis cidades catarinenses registraram neve nesta segunda (28): Urupema, Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim, na Serra, e Irani e Água Doce, no Oeste.  Segundo o Inmet, há possibilidade de nevar até terça-feira na região da serra catarinense até ao sul do Paraná. Chuvas congeladas também deve continuar acontecendo nas serras gaúchas e catarinenses.

 Entenda a diferença entre:

 

Neve

Uma combinação de umidade com muito frio, especialmente em altitude.

Geada

A geada também faz parte desse pacote de frio intenso dessa massa polar. No entanto, a geada só ocorre sobre um ar muito seco, inverso da neve.

Chuva congelada

Chuva congelada ocorre quando temos um superresfriamento da gota de chuva. Ela cai não na forma líquida normal, mas sim em pequenas bolinhas de gelo.

 

 

Fonte: G1 SC - Foto:São Joaquim teve neve na manhã nesta segunda-feira (28) — Foto: Mycchel Leganghi/São Joaquim Online

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande