ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Previsão de neve com chegada de forte massa de ar frio nesta segunda-feira

Tempo

há 2 anos


25/06/2021 19h40 - Atualizado em 25/06/2021 19h43


Uma forte massa de ar frio chega a Santa Catarina no final desse domingo (27). As baixas temperaturas aliadas à umidade podem provocar o primeiro registro de neve no Estado na temporada de 2021.

A previsão indica que a neve ocorre entre segunda (28) e terça-feira (29) no Planalto Sul, podendo atingir também o Meio Oeste catarinense, em cidades com maior altitude, como Bom Jardim da Serra.

O metereologista da NSC, Leandro Puchalski, explica que a neve é um tipo de precipitação e que o fenômeno só acontece quando há baixas temperaturas e umidade.

 

— Dessa vez, a gente vai ter uma frente fria e um ar frio entrando na retaguarda. Isso faz com que tenha a combinação de umidade com o frio, gerando a neve — conta o especialista.

Além de frio e umidade, Puchaliski explica que para a neve ocorrer é preciso que todas as camadas da atmosfera, desde a base da nuvem até o solo, estejam com temperaturas abaixo de 0 °C.

Tempo a partir de quarta-feira

 

A partir de quarta-feira Santa Catarina passa a ter um frio seco, o que faz a temperatura cair durante a madrugada de quinta (1º), podendo chegar a -7 °C na região Serrana. No mesmo período, a massa de ar seco predomina em todo Estado, com dias sem registros de chuva ou neve.

 

foto Neve em São Joaquim, Santa Catarina em 2013 (Foto: Alvarelio Kurossu / BD)

Fonte: NSC total

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande