ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Nuvem gigante de gafanhotos avança na Argentina e pode chegar a Santa Catarina

Tempo

há 3 anos


23/06/2020 22h20


Invasão de milhões de insetos é ameaça para lavouras

Uma nuvem de gafanhotos com mais de 10 quilômetros de extensão causou estragos no Paraguai, passa pela Argentina e se aproxima da Fronteira com o Brasil, deixando em alerta as regiões Oeste de Santa Catarina e, principalmente, do Rio Grande do Sul.

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar (Senasa), órgão do governo da Argentina, aumentou o nível de alerta de “ameaça” para “perigo” na província de Corrientes, que faz fronteira com o Rio Grande do Sul. Já em Misiones, situada a Oeste de Santa Catarina, está ainda em “precaução”.

A Senasa alerta que, em um quilômetro quadrado, até 40 milhões de gafanhotos podem comer o que 2 mil vacas consomem em um dia. A nuvem de insetos entrou no país pelo Paraguai no fim de semana. Agora, a praga avança na parte do território argentino que faz fronteira com o Brasil e com o Uruguai.

A trajetória da nuvem depende muito das condições do tempo na região. Há possibilidade de se deslocar mais para o Sul, e não para Leste, o que deixaria Santa Catarina fora da rota da ameaça.

Segundo especialistas do governo argentino, os gafanhotos não causam danos diretos aos seres humanos. O risco é a destruição de plantações e pastagens. No Paraguai, lavouras de milho foram destruídas pelos insetos.

Fonte: Fonte NSC

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande