ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Santa Catarina tem disparada de casos de Covid e Influenza

Saúde

há 2 anos


04/01/2022 21h14


Apesar da defasagem dos dados, aumento de casos ativos e reaceleração da transmissão dão sinais de uma nova onda de contágio em SC, alerta Necat

 

Santa Catarina teve o melhor momento da pandemia nas duas primeiras semanas de dezembro, quando registrou o menor número de casos ativos em 2021. Mas o cenário mudou, mostra o boletim do Necat/UFSC (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense), que analisa os dados da Covid-19.

 

O aumento de infecções e da taxa transmissão nos últimos dez dias do ano apontam “possibilidade concreta do início de uma nova onda de contaminação da população catarinense, caso persistam as condições atuais (grandes aglomerações sociais e descaso com uso das máscaras)”, alerta o documento publicado nesta terça-feira (4).

 

O cenário já é visível nos hospitais e unidades de saúde, que viram o aumento da procura por pacientes com sintomas respiratórios – o que pode indicar tanto infecções do novo coronavírus como de gripe. A Grande Florianópolis teve o maior crescimento de infecções simultâneas. Eram 1.151 casos no fim de novembro que saltaram 1.274 ao fim de dezembro.

 

Cabe lembrar que os dados da Covid-19 estão defasados em todo o Brasil desde o último dia 10 após o ataque hacker sofrido pelo Ministério da Saúde. Muitos exames positivados represados foram computados apenas no fim de dezembro, o resulta em taxas mais altas que as reais.

 

Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) ressalta que há um crescimento de infecções, independente dos problemas de registro. “O aumento de casos é decorrência tanto do restabelecimento do acesso aos sistemas de informação, como também um aumento na transmissão da doença”.

 

 

Mais infecções e transmissão

 

 

São dois dados que sustentam as conclusões do documento assinado pelo professor Lauro Mattei: há mais pessoas infectados e o vírus está sendo transmitido mais rapidamente. O segundo é indicado pelo número Rt (reprodutivo efetivo), que estima o número de pessoas que cada portador transmite o vírus. O gráfico abaixo evidencia o aumento acentuado desse índice nas últimas semanas de 2021.

 

 

“O número oficial de casos registrado ao final de 2021 foi 1.243.535 pessoas contaminadas pela Covid-19. Em termos absolutos, significou a contaminação de aproximadamente 4 mil pessoas nos últimos quinze dias de dezembro de 2021, indicando uma reaceleração da contaminação das pessoas”, detalhou o Necat.

 

 

Levando em consideração a experiência de outros países, a possível nova onda não deve resultar em tantas internações com as anteriores, pontua a professora. “Embora a variante seja mais transmissível e acometa pessoas com vacinação completa, a tendência é que sejam casos assintomáticos e leves”, disse a professora.

 

 

Para o Necat, a aceleração da propagação da Covid-19 também ocorre por conta do avanço da Ômicron, variante do coronavírus mais transmissível que as demais cepas.

Fonte: ND MAIS - imagem ilustrativa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande