ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


UTI de Sombrio ganha nome em homenagem a Gislaine Cunha

Saúde

há 2 anos


06/08/2021 08h51


A Prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, foi a grande homenageada da manhã de visitação da UTI do Hospital Dom Joaquim, em uma ação do instituto Maria Schmitt, que batizou a Unidade de Terapia Intensiva como Juarez Teixeira de Borba, marido da chefe do executivo sombriense, falecido em 2018.

 

A placa de homenagem, com o nome de Juarez, foi descerrada pela manhã, em uma live realizada pela Prefeitura de Sombrio e compartilhada por diversos meios de comunicação da região, surpreendeu Gislaine e arrancou lágrimas das filhas Júlia e Helen e do genro André.

“Estou muito feliz. Hoje é um dia de resultado de muito trabalho, de intensa luta, de anos batalhando para que este hospital não fechasse. E para que pudesse melhorar e atender a população sombriense. Hoje aconteceu. Temos os 10 leitos de UTI Covid, vamos lutar pelo leitos permanentes. E ter o nome do Juarez, que tanto me ajudou, que tantas vezes foi um braço e um suporte meu em casa para que continuasse caminhando em busca desta conquista, é muito emocionante e um dia de gratidão”, comentou Gislaine.

Antes do descerramento da placa, o secretário municipal de saúde, Rafael dos Santos Silva, enfermeiro do próprio Dom Joaquim por 14 anos, representou a equipe lendo uma carta de homenagem e explicando a razão do nome no espaço.

 A carta do HDJ à Gislaine Cunha 

“Se o Hospital Dom Joaquim tivesse um rosto, certamente seria o da nossa prefeita, Gislaine Cunha.

Não por 2021 apenas, que ela já investiu mais de um milhão e meio, para esse projeto sair do papel. Ou pela humildade de pegar o telefone, ligar para o deputado Zé Milton e pedir ajuda para formalizarmos a conquista da UTI.

Mas por toda sua história de vida. Desde que vinha com seu pai aqui, Gislaine se dedica ao Hospital Dom Joaquim. Nos últimos 20 anos, é o principal nome desta luta. Ou em cargo público, ou como cidadã, ajudando de um jeito ou de outro, nosso Hospital a se segurar, mesmo cambaleante.

Aliás, foi dela que ouvi, ainda quando eu era enfermeiro aqui no Hospital, que estavam surgindo boatos de fechamentos de hospitais no estado. Gislaine disse: fecha qualquer um, mas o de Sombrio não vai fechar”.

Mas para ela chegar aqui, além de toda ajuda política e administrativa, Gislaine tem uma ajuda em especial. Estão aqui, hoje, para conferir tudo isso suas filhas, Helen e Júlia, seu genro, André, suas netas Rafaela e Izabela. Os mais velhos lembram de cada noite mal dormida, cada dia que ela chegava em casa com os ombros pesados do fardo de lutar pelo Dom Joaquim e mesmo assim, demonstrar esperança.

Não é de hoje, pessoal, que a Gislaine faz pelo Dom Joaquim. Não é de hoje, que sua família acompanha essa luta. E por isso, não poderíamos deixar de acatar a ideia que nos foi passada, de realizar esta homenagem e colocar, aqui na porta da entrada, o nome de alguém que tanto te ouviu falar do Hospital e tanto te ajudou e fortaleceu para que não desistissem.

Então, depois de tanta luta, aqui está, a UTI do Hospital Dom Joaquim, aqui está a Unidade de Terapia Intensiva, Juarez Teixeira de Borba.”

 Um ato cheio de representatividade 

O dia de visitação, organizado pela diretora do Hospital, Mariele Dassoler, começou cedo e com a presença de diversas autoridades políticas, religiosas, administrativas e de segurança. O ex prefeito Zênio Cardoso marcou presença no evento e falou sobre as viagens, reuniões e toda luta por esta conquista.

“Foram oito anos ao lado da Gislaine e agora nesse período com ela a frente do executivo é muito justo que seja feita a inauguração, é providência divina por merecimento, que fosse agora. Estou contente. Valeu a pena cada pedido, cada assinatura, cada recurso, cada viagem e cada reunião em prol deste momento”, comentou o prefeito, que esteve acompanhado do empresário Tiago Zilli durante o ato.

O presidente da Câmara Municipal de Sombrio, Gean Albino, os vereadores Jonas D’Ávila, João Roseno, Cristian Luchina, Chico do Maracujá, Dimi Cardoso e Adriano Magrão participaram, assim como os párocos das igrejas católicas de santo Antônio de Pádua, Padre Fábio, e da São João Paulo II, Padre Mateus.

A presidente da CDL, Paloma Corvalan e o comandante do Corpo de Bombeiros de Sombrio, tenente Bianchi, também foram na visitação pela manhã. A inauguração acontece às 16h30, com corte da fita inaugura. Às 17h, todos são retirados do Hospital, é feita a higienização e a UTI começa a receber seus pacientes.

“A luta não termina aqui. Uma etapa foi vencida. A partir de agora, vamos lutar pela UTI Geral definitiva e cada vez mais, ao lado do Imas, das forças políticas da região, como o deputado José Milton Scheffer, que nos ajudou nesta conquista, fortalecer ainda mais o Dom Joaquim, pois quem ganha é Sombrio, é Balneário gaivota, Santa Rosa do Sul e toda a região”, concluiu Gislaine.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande