ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Vídeo mostrando idosa recebendo aplicação de vacina contra a Covid-19 em Araranguá gera polêmica

Saúde

há 2 anos


25/05/2021 11h26 - Atualizado em 25/05/2021 11h35


 

 

Um vídeo que mostra uma idosa dentro de um automóvel, na tenda montada no bairro Cidade Alta, em Araranguá, pronta para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Onde um familiar filma o momento em que um enfermeiro, estudante de medicina, só aplica a agulhada e mas não injeta o líquido tem gerado polêmica na região e no estado.

 

Conforme uma nota emitida pela Administração Municipal, o enfermeiro e estudante de medicina de Araranguá, mostra a seringa para a idosa e pede para ela deixar o braço relaxado. Ele insere a agulha no braço, mas o imunizante não, como mostra a imagem gravada no momento da suposta aplicação.

 

Familiares da vítima, disseram que o autor do vídeo, ao chegar em casa e mostrar as imagens aos demais familiares, percebeu que a dose não havia sido aplicada na idosa de 89 anos, moradora do bairro Caverazinho. Diante dos fatos, um Boletim de Ocorrência foi registrado e a família procurou a Secretaria Municipal de Saúde na terça-feira para que as providências cabíveis sejam tomadas.

Na noite de ontem (segunda-feira), durante a sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá, o vereador Joguinho trouxe publicamente à tona a informação. Muitos debateram e comentaram sobre as vidas perdidas em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.

Alguns vereadores afirmaram durante a sessão que irão cobrar explicações do secretário de Saúde Henrique Besser e pedir mais agilidade e transparência na vacinação.

 

O que disse o acusado

Jornalista Everaldo Silveira do jornal Enfoque popular, entrevistou o enfermeiro Jean Patrício.

“Não estou em condições, eu tô destruído, Trabalhei mais ou menos umas 10 vezes nessa campanha”, disse. “Eu não vi [que não aplicou a dose], não percebi. Se tivesse visto teria ido atrás, teria revirado a cidade atrás da mulher”, completou.

O jovem estudante ressalta ainda que estava de férias da faculdade e que trabalhou na campanha de vacinação de forma voluntária. Quando questionado se sabia que estava sendo filmado, ele afirmou:

“Vi sim [que estavam filmando]. Todos querem filmar o ato. Eu sempre mostro a seringa para a câmera, mostro a dose”.

Jean chegou a ligar, inclusive, para a neta da idosa que estava para ser vacinada durante a gravação do vídeo. Na ligação, ele destaca que pediu perdão e “milhões de desculpas” pelo ocorrido.

“Eu me assustei com a senhora. Ela tem Alzheimer, pelo que a família falou. Foi um lapso, pelo amor de Deus, eu juro por tudo que é mais sagrado”, disse. “Eu trato com maior carinho, tento fazer o melhor, fui trabalhar de coração, para ajudar”, pontuou.

Circulam áudios pelas redes sociais de pessoas falando sobre uma possível “venda de vacinas”. A situação foi negada com veemência pelo estudante, que argumenta ao dizer que foi uma grande mentira.

“A vacina tem 10 minutos para ser aplicada depois de aspirada da ampola. Não tem como sair dali depois de aspirada. A partir do momento que a dose é aspirada da ampola pelas enfermeiras, a gente pega lá e têm 10 minutos para aplicar no paciente. Como é possível vender isso? Não tem cabimento”, destacou.

 

Fonte: Portal Agora Sul e Post TV

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande