ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Cidade de Itajaí aluga contêiner frigorífico para mortos com Covid

Saúde

há 3 anos


11/07/2020 16h35


 

 

A prefeitura de Itajaí instalou um contêiner frigorificado junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), onde está montada a estrutura de atendimento para pessoas com coronavírus. No Portal da Transparência, consta que o contêiner foi alugado para que sirva como necrotério durante a pandemia. Itajaí está entre as cidades que registram mais óbitos por Covid-19 em SC.

 

A prefeitura informou, por meio de nota, que o necrotério da unidade de saúde tem espaço para apenas um corpo. "É uma medida de segurança e prevenção, pois o atual necrotério tem espaço limitado para um corpo. A situação já vinha sendo discutida pela equipe técnica como solução para ampliação do local. O contêiner possibilitará o armazenamento adequado de um ou mais corpos até a chegada da funerária, mantendo a refrigeração, prevenindo contaminações e facilitando o manejo", informa o comunicado.

 

O contêiner chegou no fim de maio, pouco antes da aceleração de casos e mortes na cidade, que foi verificada a partir de junho. Mas o aluguel do equipamento repercutiu nesta sexta-feira (10), quando Itajaí chegou a 50 óbitos por Covid-19. O número dobrou em 21 dias - em 20 de junho, eram 26 mortes. A decisão do município de instalar o contêiner para dar suporte aos serviços funerários aponta que já se previa um aumento expressivo na quantidade de mortes.

 

Risco gravíssimo

Há três semanas, a região de Itajaí foi classificada em nível gravíssimo de risco pelo Governo do Estado, que recomendou medidas como a instalação de barreiras sanitárias e a suspensão de atividades consideradas de risco por 14 dias. O documento não especifica quais são essas atividades.

A prefeitura de Itajaí fechou praias e manteve a suspensão do transporte coletivo. Mas não houve decreto de fechamento do comércio, por exemplo. 

Uma quarentena de duas semanas foi apontada pela Comissão Interregional para controlar o avanço da pandemia. Há pressão sobre o sistema de saúde público e privado, que já registrou 100% de lotação das UTIs esta semana.

 

O consenso entre especialistas é que pelo menos até agosto a situação tende a se agravar com o ritmo atual, e o Estado precisa imediatamente tomar medidas restritivas para voltar a ter o controle da pandemia, como fez no início do surto, em março.

 

Fonte: NSC total

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande