ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Diácono Tiago é ordenado Padre em Araranguá

Geral

há 1 ano


01/08/2022 09h47


A Paróquia Sagrada Família, em Araranguá, acolheu na tarde do último sábado 30, a missa com o rito de ordenação presbiteral do até então diácono Tiago Mota da Silva, de 29 anos. O mais novo padre diocesano recebeu o sacramento diante de seu pai, familiares, padres, religiosas, leigos e leigas, pela imposição das mãos do bispo Dom Jacinto Inacio Flach.

“Todo o povo de Deus que Ele irá te confiar agora é parte da sua família, a nossa Igreja é tua família”, destacou Dom Jacinto enquanto o diácono Tiago escutava suas palavras. Para o epíscopo, os céus sempre estão em festa quando na terra um padre é ordenado. “Receberás o Tríplice Múnus, te tornarás rei sacerdote e profeta, algo que seguirá para toda a vida, confie sempre no Espírito Santo, para que em nome de Deus ele toque o teu coração e a tua mente para te acompanhar aonde fores enviado”.

 

Porque assim foi do teu agrado

Com o lema de ordenação “Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado”, extraído do Evangelho de Mateus, a Palavra de Deus evidencia o amor dos seus filhos e filhas confiantes no seu desejo bondoso de Pai. Dom Jacinto destacou ainda que o sofrimento é algo presente na vida de muitas pessoas, mas que Deus sempre está de braços abertos para confortar o coração daqueles que sofrem. “O sacerdote tem a missão do serviço, de ir ao encontro das pessoas segundo o coração de Jesus deseja.

 

O rito da ordenação

O Diácono Tiago foi apresentado pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Maracajá, padre José Aires de Souza Pereira. Seguindo o rito, após a homilia, o diácono fez o diálogo de compromisso e se prostrou diante do altar, durante a ladainha de todos os santos. O candidato foi ordenado presbítero com a imposição das mãos do bispo sobre sua cabeça e a oração consecratória.

 

Em seguida, foi revestido com os paramentos sacerdotais, com auxílio de seu padrinho de ordenação, padre José Aires. Padre Tiago teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma e enlaçadas pelo Bispo; as mesmas foram desenroladas por seu pai, que recebeu a primeira bênção do novo sacerdote. Na sequência, padre Tiago recebeu o cálice e a patena. Os momentos foram acompanhados pelo público presente que sob aplausos acolhia o novo presbítero da Diocese de Criciúma.

 

Gratidão e consagração

 

Ao final da missa, o novo padre proferiu sua mensagem de agradecimento. “Agradeço primeiramente a Deus que me chamou a vida e tendo me chamado a essa vocação me guiou e sustentou até aqui. Agradeço a Diocese de Criciúma, nosso bispo e a minha família, por todo amor, incentivo e amparo”, disse o novo padre diocesano, estendendo seu agradecimento aos padres, religiosas, paróquias e pastorais em que esteve ao longo de sua caminhada como seminarista e diácono.

 

O novo padre encerrou convidando toda a comunidade para se consagrar a Maria Santíssima. Padre Tiago realiza sua primeira missa no sábado, às 10h, na comunidade Menino Jesus, no bairro Sapiranga, em Meleiro. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande