ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Anúncios falsos no Google buscam enganar quem tenta regularizar CPF

Geral

há 2 anos


15/06/2021 08h25


Recentemente, vários cidadãos têm procurado a Receita Federal alegando terem sido vítima de um esquema de fraude perpetrado através de anúncios publicados na plataforma Google e em outros sistemas de busca. Ao buscar pelo termo 'regularizar CPF', os primeiros resultados da página costumam ser anúncios de empresas muitas vezes inidôneas, que prometem regularizar a situação do CPF do requerente mediante o pagamento de uma taxa, mas que muitas vezes não realizam o serviço, além de apropriar-se dos dados do solicitante. 

Após preencher os dados pessoais, o usuário é orientado a pagar um boleto ou realizar uma transferência beneficiando os fraudadores.  Algumas das páginas prometem retorno de contadores “com acesso ao sistema da Receita”, o que muitas vezes não acontece. 

Quando realizada pelo site da Receita Federal ou em suas unidades de atendimento, a regularização do CPF é gratuita. O cidadão também tem a opção de contratar profissionais da área contábil para auxiliar no processo, porém é recomendável verificar a reputação do contratado, especialmente quando o serviço é contratado de maneira totalmente virtual. A Receita Federal já denunciou os anúncios fraudulentos ao Google e alertou as autoridades competentes, e recomenda que as pessoas vítimas do esquema façam o mesmo. 

 

Como regularizar o CPF  

Para evitar cair em golpes semelhantes, a recomendação é que o contribuinte acesse sempre a página da Receita Federal para buscar as informações: www.gov.br/receitafederal. A terminação “.gov.br” no domínio principal é a principal confirmação de que se está acessando uma página oficial de um órgão do governo. Além disso, a Receita Federal não realiza recolhimento de valores por boleto, com as taxas sendo recolhidas primariamente pelo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). 

Para regularizar o CPF, basta entrar na página da Receita e clicar no banner “Meu CPF”. Lá o cidadão irá encontrar orientações conforme a irregularidade encontrada no sistema, como, por exemplo, a falta de entrega de declaração do Imposto de Renda ou inconsistências nos dados cadastrais.  

Fonte: Colaboração: Comunicação Receita Federal

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande