ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Volta Grande Homenageia todos Jornalistas pelo seu dia!!!

Geral

há 13 anos


07/04/2011 15h00


Hoje é o Dia do Jornalista, os profissionais responsáveis por levar ao conhecimento da sociedade os casos do cotidiano e as curiosidades do dia a dia. Mas eles ainda vêm lutando pelo reconhecimento da profissão.

Mesmo com a queda da obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo, há muitas pessoas querendo abraçar a carreira.

A valorização do profissional jornalista passa pela valorização de todos os trabalhadores, a partir de polí­ticas de defesa dos direitos trabalhistas e da garantia de condições de trabalho adequadas, que incluam emprego, salários dignos, proteção à saúde e relações trabalhistas respeitosas. Mas esta valorização precisa, também, atender às especificidades da profissão.

A profissão dos jornalistas tem sido, nos últimos anos, a mais atacada no Brasil e em muitos outros paí­ses de mundo. Um movimento mundial dos grandes conglomerados de mí­dia quer desregulamentar a atividade profissional nos paí­ses onde ela é regulamentada e impedi-la onde ainda é inexistente.

 No Brasil, a regulamentação da profissão, uma conquista de quase 70 anos, está ameaçada por uma decisão judicial que elimina a exigência da formação de ní­vel superior para o exercí­cio do jornalismo.

 A decisão, de apenas uma juí­za, está em vigor desde outubro de 2001. Inexplicavelmente, o recurso ainda não foi julgado pelo Tribunal Regional Federal de

São Paulo - 3º Região, no qual tramita a ação que tenta desmontar a regulamentação profissional, tirando-lhe um de seus pilares: a necessidade de uma sólida formação teórica, técnica e, especialmente, ética.

 

Fonte: Redação Volta Grande

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande