ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 75,00

ANUAL R$ 135,00

(48) 3535-1256


TRE-SC quer cadastrar a biometria de 1 milhão de eleitores até 2020

Geral

567

há 2 meses


08/05/2019 15h26


Meta do Tribunal é de que até as eleições municipais 85% do eleitorado catarinense tenha feito o registro das digitais

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) pretende cadastrar a biometria de mais 1 milhão de eleitores até as eleições municipais de 2020. Se a meta for cumprida, o número de cidadãos com a digital registrada no Estado vai passar dos atuais 3,38 milhões para 4,4 milhões, o que representa o salto de 66,2% para 85% de cobertura do eleitorado. A intenção é ter 100% até as eleições de 2022.

O TRE tem prazo de um ano para atingir o objetivo. Isso porque em maio do ano que vem será finalizado o período de alterações, transferências e inscrições do eleitorado para as eleições municipais. Para chegar aos 85%, o Tribunal iniciou uma campanha nas redes sociais, meios de comunicação e nas zonas eleitorais convocando os cidadãos catarinenses.

"A importância disso reside no fato de que com a participação efetiva do eleitor nós conseguiremos, ao final de todo o processo eleitoral, fornecer uma eleição justa e absolutamente transparente", disse o presidente do TRE-SC, desembargador Cid Goulart Júnior. "O nosso projeto é de 85%. Não significa, naturalmente, que nós vamos nos ater a 85%. Se tivermos oportunidade, e os eleitores assim nos possibilitarem, poderemos até aumentar esse número", afirmou.

Segundo ele, o eleitor que não quiser enfrentar filas deve se apresentar o mais rápido possível. O TRE tem capacidade de atender até 12 mil eleitores por dia, mas a média está em 3 mil. "Como nós estamos iniciando hoje e temos um ano pela frente, contamos com que as pessoas compreendam a importância de participar e, mais do que isso, compareçam o quanto antes aos cartórios eleitorais" completa. 

Para realizar a biometria, o eleitor deve comparecer pessoalmente a um cartório eleitoral. Para fugir das filas, é possível agendar um horário no site do Tribunal. O TRE também disponibiliza o número 0800 647 3888 para dúvidas dos eleitores. 

Outro esforço da Justiça Eleitoral em andamento é a revisão do eleitorado. O TRE estima que 2,1 milhões de catarinenses (43%) já fizeram a revisão e, atualmente, 684 mil (13%) eleitores de 122 cidades estão passando por esse processo. Faltariam ainda 2,2 milhões (44%). O objetivo, segundo o Tribunal, é atualizar o eleitorado de acordo com a realidade do município, já que muitos mudam de cidade mas não transferem o título. 

Fonte: Adjori

Compartilhe esta notícia



Voltar


Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande