ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Paróquia Sagrado Coração de Jesus agora tem brasão

Fé e Espiritualidade

há 2 anos


30/09/2021 16h12


Brasão servirá como símbolo de identificação da paróquia  

 

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Forquilhinha agora conta com um brasão, que servirá como símbolo de identificação. Para desenvolver esta identidade é necessário levar em consideração alguns pontos importantes, além da harmonia, elementos como padroeiro, região, cultura, espiritualidade e, principalmente, a caminhada da igreja são fundamentais. O brasão foi desenvolvido pelo designer gráfico Leonardo Teixeira, que é membro da Pastoral da Comunicação, e ele explica como chegou ao desenho final. "Como eu nunca havia feito um brasão antes, pedi ajuda a um amigo especialista, além de fazer muitas pesquisas. Então, percebi que é quase uma ciência, tem muitas regras a serem seguidas, pois é uma arte muito antiga".  

 

         O brasão, também conhecido como brasão de armas, é um desenho criado para identificar famílias, indivíduos, corporações, cidades e países. Geralmente tem como elemento central um escudo, arma de defesa utilizada pelos guerreiros medievais. Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus a heráldica eclesiástica, ou a arte, traz uma simbologia própria que identifica a paróquia. O padre Tiago Comin ressalta a importância deste brasão. "Umas das coisas mais bonitas na Igreja Católica é a grande simbologia em seus ritos, objetos e arquitetura. Tal simbologia já vem de uma longa tradição, cujas raízes estão nos primeiros séculos do cristianismo. Por isso, uma das manifestações da riqueza e força espirituais da Igreja Católica é a fecundidade em traduzir o sobrenatural em expressões simbólicas". 

 

O novo Código de Direito Canônico, de 1983, indica o uso de um brasão nos documentos paroquiais. "Este brasão é de uso exclusivo da nossa paróquia e estará em documentos oficiais expedidos pelo Pároco e pela Secretaria Paroquial, na fachada dos edifícios e estruturas paroquiais para identificar o seu patrimônio, em textos e materiais de uso das pastorais, serviços, grupos e movimentos", finaliza padre Tiago. 

 

O significado está nos detalhes 

O brasão traz um escudo tripartido, em alusão à Santíssima Trindade, está na cor prata (branco) e representa a pureza do Sagrado Coração de Jesus e abaixo, com base em vermelho, lembrando o sangue, o amor de Cristo, derramado na Cruz. 

O lírio representa o padroeiro da Diocese de Criciúma, São José.  

As 12 estrelas em vermelho representam as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque. 

No terceiro campo, em vermelho, o Sagrado Coração de Jesus com esplendor dourado, padroeiro da Paróquia. 

Já a partição, em azul, simboliza o encontro dos rios São Bento e Mãe Luzia, que dá nome ao município. Além disso, representa a água que jorra do Sagrado Coração de Jesus na Cruz. 

 

Em timbre e de ouro, a Cruz processional, que normalmente acompanha os brasões paroquiais dentro da hierarquia eclesiástica. Representa o seguimento de Jesus Cristo Crucificado, fundamento da nossa fé e sinal de salvação. 

 

Fonte: Jornal Volta Grande

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande