ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Padre Claiton é ordenado e será Vigário em Forquilhinha

Fé e Espiritualidade

há 2 anos


18/07/2021 09h26


A igreja matriz São Donato, no centro de Içara, ficou repleta de fiéis de diversas paróquias da Diocese de Criciúma, que estiveram reunidos para participar da missa com o rito de ordenação presbiteral do até então diácono Claiton Silva da Conceição, 33 anos.

A celebração eucarística aconteceu nesta sexta-feira, dia 16, com início às 19h30 e foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach. O candidato ao presbitério foi apresentado ao epíscopo pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, onde Claiton atua, padre Samuel Colombo Pirola.

Dom Jacinto iniciou sua homilia destacando que em todas as obras o amor deve prevalecer. “A humanidade precisa aprender, acima de todas as coisas, que se não tiver amor, para Deus não vale. Seja no trabalho, nas coisas do dia a dia, tudo deve ser feito com amor, se não acaba caindo no vazio. E quando estamos no amor o coração de Deus se enche de alegria, assim como o Evangelho nos fala ‘Foi eu que vos escolhi’, Deus te escolheu Claiton, para que você seja esse sinal de amor”, pontuo o Bispo.

Eu serei o amor

Claiton escolheu para a vivência do seu ministério sacerdotal o lema “No coração da Igreja minha mãe, eu serei o amor", extraído dos registros autobiográficos de Santa Teresinha do Menino Jesus. “Estamos contigo nessa noite e no teu ministério, isso é uma festa do céu acontecendo aqui na terra entre nós, como já nos dizia o Papa São João Paulo II ‘a missa é sempre um pedacinho do céu na terra’ e estamos ligados ao céu do qual iremos alcançar se vivermos no amor”, concluiu o epíscopo.

O rito da ordenação

Seguindo o rito, após a homilia, o diácono fez o diálogo de compromisso e se prostrou diante do altar, durante a ladainha de todos os santos. O candidato foi ordenado presbítero com a imposição das mãos do bispo sobre sua cabeça e a oração consecratória. Em seguida, foi revestido com os paramentos sacerdotais, com auxílio de seus familiares. Padre Claiton teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma e enlaçadas pelo Bispo; as mesmas foram desamarradas por sua mãe, que recebeu a primeira bênção. Em seguida, padre Claiton recebeu das mãos do bispo o cálice e a patena.

Momento de agradecer

Ao final da missa, houve o momento de agradecimento do novo padre. “Como Santa Terezinha, no meio do povo, quero ser a experiência fecunda do amor de Deus, pois só o amor é fecundo, nele se englobam todos os dons, sem o amor nós não vamos longe, o que move a Igreja deve ser o amor. Nos meus nove anos de formação muita gente foi sinal do amor de Deus na minha vida e por isso quero manifestar a minha gratidão, primeiramente a Deus, autor da minha história e de tudo o que está acontecendo, só posso corresponder a este amor dando a minha vida”, iniciou o neo-sacerdote em sua fala.

Padre Claiton recordou ainda a presença do pai em sua vida, que no mês de abril faleceu. “Gratidão a Deus por ter me dado um pai que nos últimos anos foi o meu grande apoiador, gratidão a Deus por ter me dado a oportunidade de ouvir o meu pai dizer o quanto ele se alegrava da vocação que escolhi para a minha vida”. Padre Claiton celebra sua primeira missa às 19h30, na Comunidade Santa Bárbara, no bairro Aurora, em Içara.

Fonte: Assessoria de Imprensa Diocese de Criciúma

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande