ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Acadêmicos da Unesc participarão do Enade neste domingo

Educação

há 3 meses


26/11/2023 09h00


Professores vão recepcionar os estudantes em um QG montado em frente ao bloco R



Criciúma - Os concluintes dos cursos de graduação da Unesc terão um grande desafio neste domingo (26/11). A partir das 13h30min ocorrerá em todo o país o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), uma avaliação conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC). O exame tem como propósito avaliar o desempenho dos alunos em cursos de graduação, destacando as habilidades e competências adquiridas ao longo da formação acadêmica.

 

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, ressalta a importância do Enade como um requisito essencial para a conclusão dos cursos e como uma oportunidade ímpar de valorização da formação, dos cursos e da própria Universidade. Ela destaca também a contribuição do Exame para elevar a qualidade do ensino superior no Brasil, já que os resultados obtidos são fundamentais para calcular os indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do país. 

 

"Acreditamos firmemente na excelência da nossa formação, por isso confiamos no magnífico desempenho de todos os nossos acadêmicos", enfatiza a reitora.

 

A relevância do exame e o comprometimento do estudante são destacados também pela pró-reitora de Ensino da Unesc, Graziela Amboni. "Um curso bem avaliado reflete diretamente no peso do diploma do aluno no mercado de trabalho, conferindo-lhe maior valor como profissional", enfatiza. 

 

 #Anuncio_41

 



Os acadêmicos da Unesc que frequentam cursos presenciais realizarão a prova na sede da Universidade, em Criciúma, enquanto os alunos dos cursos na modalidade a distância farão o exame nos polos de apoio presencial localizados nas cidades onde estão matriculados.



Graziela enfatizou que a Universidade tem se empenhado em uma série de iniciativas desde o início do ano, visando sensibilizar professores, estudantes e coordenadores de curso. "Essas ações são realizadas em conjunto com a assessoria pedagógica, diretoria e Pró-reitoria de Ensino, envolvendo diversos eixos, que incluem diretrizes claras sobre a prova do Enade e a relevância do exame para o percurso acadêmico dos estudantes", comenta.



Avaliação 

 

A avaliação é feita por meio de uma prova organizada com 10 questões de formação geral e 30 de formação específica da área. A nota do Enade será o resultado da média ponderada entre as notas das partes da Formação Geral, com peso de 25%, e do Componente Específico, com peso de 75%.

Farão a prova os acadêmicos dos seguintes cursos presenciais e a distância: Arquitetura e Urbanismo  Bacharelado; Biomedicina Bacharelado; Enfermagem Bacharelado;  Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado; Engenharia Civil Bacharelado; Engenharia de Produção Bacharelado; Engenharia Mecânica Bacharelado; Engenharia Química Bacharelado; Farmácia Bacharelado; Fisioterapia Bacharelado; Medicina Bacharelado; Nutrição Bacharelado; Odontologia Bacharelado; além do curso de Estética e Cosmética Tecnólogo.



Acolhimento



Para acolher os estudantes, a Unesc contará com QG, montado em frente ao bloco R, a partir das 11h. Os locais de prova serão os blocos R1; R 2; e S; que também estarão acessíveis a partir das 12h, e o fechamento será às 13h. No local onde será possível assinar a lista de presença, retirar kits com camiseta, água, caneta, picolé, frutas e um sanduíche, além de, posteriormente, realizar a entrega do caderno de provas.

 

Os estudantes aptos a participar do Enade são aqueles com 75% ou 80% de carga mínima do currículo concluída, dependendo do curso, devem se dirigir às salas de prova a partir das 11h, horário em que serão abertos os portões. A orientação da Universidade é de que os acadêmicos cheguem entre 11h às 12h45min. Às 13h as salas de aplicação do Exame serão fechadas para início das atividades às 13h30min, conforme determinação do MEC. Portanto, todos os estudantes deverão estar dentro do Bloco de Aplicação das provas até às 13h.

 

De acordo com Graziela, é importante que os acadêmicos estejam atentos ao horário de chegada para reconhecimento da sua sala de prova, bem como para a documentação oficial de identificação com foto que precisa ser apresentada para realização do Exame. 

 

"Os professores estarão presentes para dar dicas e conversar com cada um. É importante chegar no horário para que tudo transcorra da melhor maneira possível", sublinha Luciane.

 

"Quem se prepara valoriza sua formação" 

 

Os estudantes que participarem e entregarem o caderno de prova do Enade ao final participarão da promoção organizada pela Instituição que tem o intuito de honrar o bom desempenho dos estudantes e incentivá-los a seguir a vida acadêmica na Unesc. 

 

As inscrições da promoção "Quem se prepara valoriza sua formação" deverão ser feitas a partir das 17h até às 18h30min, de domingo, diretamente no "QG do Enade" – estande dos cursos, instalado em frente ao bloco R.

 

A inscrição se efetivará apenas mediante a entrega do caderno de prova do Enade, com a indicação de todas as questões respondidas, inclusive as discursivas. Após a divulgação do Gabarito, serão classificados os estudantes cujos desempenhos forem iguais ou superiores a 60% da prova, considerando o preenchimento das questões discursivas. Entre os estudantes classificados, serão sorteadas seis bolsas de estudos para pós-graduação, em um dos cursos ofertados pela Universidade. O sorteio será realizado dia 13 de dezembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa - imagem arquivo

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande