ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Alunos do Infantil Satc aprendem a transformar óleo de cozinha usado em sabão

Educação

há 4 meses


28/09/2023 09h00


Atividade faz parte de aprendizado sobre poluição da água e teve objetivo de mostrar para as crianças como reutilizar produtos que prejudicam a natureza 



Criciúma - O cuidado com a natureza, principalmente com a água, é a missão da turminha da Educação Infantil V do Colégio Satc, os "Guardiões da Água". Durante todo o ano os pequenos estão aprendendo sobre os benefícios deste elemento e como ele faz parte do dia a dia. Então, a partir do segundo semestre deste ano as educadoras começaram a tratar com os alunos o cuidado com a poluição da água.  



"Nós começamos a conversar com as crianças. Partimos de imagens impactantes sobre a poluição na água. E essa poluição foi causada pelos peixes? Não. Foi causada pelos animais? Não. Foi causada pelo ser humano. O que nós fizemos que prejudica a água? E aí nós começamos a mostrar", explica a professora Tais Agda da Rosa. 



Foi então, que a partir de uma atividade envolvendo óleo de cozinha e água os pequenos conseguiram perceber o quanto o óleo era prejudicial, caso o descarte fosse feito de qualquer maneira. Assim, surgiu a ideia de como as crianças poderiam reutilizá-lo e iniciaram uma campanha para arrecadar óleos usados para a escola. 



"Eles descobriram, no laboratório de química da Satc, que isso poderia virar um benefício para todas as pessoas, porque lavar louça, limpar a casa, lavar um tênis, todo mundo precisa. Então aquele óleo que antes iria para a natureza e era um malefício tremendo, foi transformado em sabão se tornando um benefício. Eles fizeram o sabão e vão receber, podendo levar para casa e compartilhar com as suas famílias um trabalho que a gente pretende nos próximos anos continuar", comenta Tais. 



A atividade foi feita em parceria com os alunos do técnico em Química, com a professora Morgana Nuernberg Sartor Faraco, que auxiliaram as crianças na produção do sabão caseiro. "Nesta atividade nossos estudantes do técnico mostraram o laboratório e explicaram o que era a transformação química para os alunos que prontamente compreenderam e queriam dar vários exemplos desse processo. Foi um momento de grande valor, que ficará na memória dessas crianças e dos alunos que acompanharam este aprendizado", afirma a professora. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande