ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Cresol lança projeto para crianças sobre cooperativismo e educação financeira

Economia

há 2 anos


11/05/2021 08h09


Segundo uma pesquisa do Ibope realizada em 2020, apenas 21% das pessoas tiveram educação financeira na infância (até os 12 anos) no Brasil. Destes, 45% não compartilham ou ainda passam informações superficiais sobre finanças para seus filhos. Ou seja, apesar de se falar muito sobre educação financeira, a prática ainda está distante da realidade da grande parte da população brasileira. E por que o tema importa?

 

Segundo o presidente do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé, a educação financeira na infância estimula o senso de organização, além de ensinar o valor das coisas. A criança aprende a poupar para sempre ter o que realmente precisa. “Essa também é uma ótima oportunidade de incentivar a autonomia dos mais jovens. Isso porque, quando a criança detém o poder de compra, ela tem de arcar com as próprias decisões. Assim, aos poucos os pequenos vão desenvolvendo noções de consumo consciente, mesmo que restritas a um ambiente lúdico”, lembra.

 

Os benefícios, no entanto, vão além. Na fase adulta, quem aprendeu a cuidar do próprio dinheiro ganha liberdade e maturidade para fazer escolhas conscientes e racionais. “Depois que você compreende o quanto deve poupar e como pode gastar, suas contas ficam equilibradas. E o resultado é que você rompe a relação de dependência com o salário e os empréstimos. No lugar deles, pode acionar suas reservas pessoais para realizar novos projetos”, finaliza Thomé.

 

Mudar esse cenário e fazer com que as crianças aprendam sobre a importância de uma relação equilibrada com o dinheiro ainda na primeira infância é o objetivo do Cresol Educa, um portal de educação financeira e cooperativismo voltado para crianças de 6 a 12 anos, que será lançado no próximo dia 11 de maio com uma live do professor e educador, Mário Sergio Cortella.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande