ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


20 entidades da Amesc se manifestam contra lockdown (fechamento) na região

Economia

há 3 anos


09/03/2021 18h41 - Atualizado em 09/03/2021 18h49


Carta aberta à sociedade será enviada às autoridades da região e ao governo Estadual

 

Diante dos rumores que circulam nas redes sociais e na mídia nos últimos dias, sugerindo o decreto de um novo lockdown pelo governo do Estado de Santa Catarina e prefeituras municipais da AMESC, entidades de classe do Extremo Sul Catarinense reuniram-se em uma carta aberta à sociedade, solicitando que as autoridades avaliem de maneira individual a realidade da região.

 

Segundo a carta, assinada por 20 entidades de classe, este não é o momento para restringir horários de funcionamento, nem mesmo fechar estabelecimentos no Vale. “É preciso entender que cada região possui sua realidade e cultura, sendo assim, tais características precisam ser interpretadas e respeitadas. Na região do Extremo Sul Catarinense, diferente dos maiores centros do estado, a restrição de atividades e horários pode ir na contramão da prevenção, isso porque quando o horário de funcionamento é reduzido, a população fica restrita para frequentar os estabelecimentos durante o curto período em que estes se encontram abertos,  gerando ainda mais aglomeração do que se tivessem em períodos estendidos de atendimento”, diz o documento.

 

As entidades ressaltam ainda que “outra situação que já foi observada é que enquanto os estabelecimentos encontram-se fechados, as pessoas buscam outras alternativas para o lazer. E são nestes momentos que surgem muitas festas clandestinas e aglomerações indevidas”.

 

Além disso, lembram que a maioria das empresas é de pequeno porte, microempreendedores individuais e autônomos, e, portanto, não registram aglomeração de clientes e não têm condições econômicas para suportar um novo fechamento, diferente de grandes empresas de centros maiores. “Além disso, a maioria de nossos empresários têm respeitado e cobrado de seus colaboradores e clientes todas as medidas sanitárias para combater a proliferação do COVID”.

 

Ainda no documento, as entidades propõem a adoção de 12 medidas pontuais que poderiam ser adotadas pelas autoridades para controlar a proliferação do COVID-19, mantendo as empresas abertas, sem gerar maiores prejuízos à região. “As entidades que subscrevem esta carta colocam-se à disposição para a discussão destas sugestões, além de outras, e de forma concreta se compromete a reforçar junto a seus associados, e respectivos funcionários, ações preventivas ao contágio. Reiteramos ainda: nas empresas, os trabalhadores estão cumprindo os protocolos de saúde e estão menos suscetíveis ao contágio do vírus, do que fora delas”, destaca. 

 

A carta será enviada às 15 prefeituras da região, bem como ao governo do estado, além da imprensa regional e sociedade como um todo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maiara Possamai

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande