ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Contrato de aluguel em Florianópolis: tire suas dúvidas e saiba como fazer

Economia

há 3 anos


26/05/2020 10h12


Um  contrato de locação é um documento legal que descreve um acordo entre um proprietário de imóveis, conhecido como “locador” ou “arrendador”, e outra pessoa que está disposta a pagar um valor de aluguel enquanto ocupa a propriedade, conhecida como “inquilino” ou “locatário”. 

Evidentemente, assinar um contrato de locação é uma grande decisão. Você provavelmente será legalmente responsável por seguir o contrato de locação por um ano, dependendo dos termos do contrato. 

É importante obter informações sobre o contrato de locação antes de assiná-lo para garantir que você entenda tudo o que está envolvido no contrato. Faça ao seu locador quantas perguntas forem necessárias para garantir que você possa assinar com confiança o contrato de locação. 

Confira abaixo, o passo a passo para realizar um contrato de aluguel 

1. Visite o espaço disponível

Antes da elaboração de um contrato de locação, o inquilino geralmente visualiza o espaço e o considera aceitável para seus padrões de vida e faz uma oferta verbal ao agente imobiliário, gerente ou proprietário, caso esteja interessado no imóvel. Essa oferta geralmente se refere a um valor mensal de aluguel, que pode ser aceita ou não pelo proprietário. Evite fechar contrato com proprietários ou corretores via internet ou telefone. Prefira sempre visitar o imóvel e checar pessoalmente as informações sobre o mesmo. Isso ajuda a dirimir dúvidas e acabar tendo uma percepção equivocada de fotos ou conteúdos presentes no imóvel ofertado.

 

2. Aceite da proposta

Se a oferta for aceita, o proprietário seguirá em frente e solicitará que o inquilino preencha um pedido de aluguel formal e apresente documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de renda por meio do recibo da declaração de imposto de renda ou holerite. Mesmo que um possível inquilino atenda à sua relação renda/ aluguel, ele pode ter empréstimos ou outras dívidas que ocupam grande parte de sua renda. Se essa é uma das perguntas de pré-triagem para os inquilinos, é possível antecipar surpresas em potencial ao executar uma verificação de crédito. Contudo, para o aceite da proposta, vale à pena o proprietário solicitar a presença de um fiador. Ambas as partes, dessa forma, devem reunir testemunhas para assinar o documento e se dirigir a um cartório para validar as assinaturas – o que dá mais garantia ao acordo, que passa a ser formalmente e judicialmente seguro para as partes.

 

3. Data de pagamento

É importante saber quando o aluguel deve ser pago, para garantir que você possa quitá-lo no prazo. Você também deve consultar o proprietário sobre o valor total do aluguel (se vai contemplar outras taxas, como IPTU, seguro de incêndio, condomínio, água ou gás, por exemplo), bem como o método pelo qual você deve pagar o aluguel. É igualmente importante perguntar sobre quaisquer taxas atrasadas ou períodos de carência que possam ser aplicáveis.

 

4. Quem é responsável por quais manutenções ou reparos?

Entender quem é responsável por cada aspecto da condição do imóvel pode ajudá-lo a impedir que ocorram problemas contratuais, ou que eles aumentem em caso de dificuldade de diálogo. Também o ajudará a entender qual processo executar quando surgirem situações emergenciais, como alagamentos, incêndios ou avarias ao imóvel, por exemplo.

 

5. O que acontece se você precisar quebrar o contrato?

Há algumas coisas que não podem ser controladas. Algumas situações podem exigir que você quebre o contrato, como uma mudança inesperada, uma transferência de trabalho ou uma situação de saúde ou desemprego. Devido a isso, é importante descobrir qual será o procedimento se você quebrar o contrato. É importante estar contido este aspecto para dirimir quaisquer controvérsias, especialmente a punição com multa para as partes desistentes, por exemplo.

 

6. Política de animais de estimação e fumantes

Se você possui animais de estimação, precisará saber se são permitidos na casa ou apartamento para alugar em Florianópolis. Também é vital consultar informações relevantes, como aumentos de aluguel ou depósitos para o caso de ocorrerem avarias no imóvel devido à presença dos pets. Além do mais, informe ao proprietário se alguém na sua casa fuma. Esta é uma questão importante para os locatários, pois o fumo pode causar danos à propriedade do locador. Ao proprietário, cabe o direito ter uma política de não fumantes e negar ao solicitante formalizar um contrato de aluguel se ele ou um familiar fuma.

 

7. Vigência do contrato de aluguel

Muitos termos do contrato variam entre os contratos e pessoas que os realizam. Geralmente, eles têm a vigência de um ano, embora alguns possam operar mensalmente ou por outro período. Cabe às partes estudarem as melhores opções para suas realidades, respeitando o desejo comum, por meio da descrição desta determinação no documento contratual, tomando todos os cuidados necessários para que em caso de um pedido de renovação, ambos possam recorrer a esta possibilidade de modo a fazer planos de pequeno, médio ou longo prazo, de acordo com o acordado.

 

8. Os utilitários estão incluídos no aluguel?

Não apenas é importante entender quando aluguel será esperado, mas também é importante aprender sobre outras despesas que possam surgir por meio dele. Isso o ajudará a determinar se você precisará fazer um orçamento para as contas de serviços públicos além dos pagamentos de aluguel, como taxa de lixo, custos com segurança, medidas de controle de pragas, dentre outros. Cabe ao locador e ao locatário estabelecerem estas precauções e detalhes durante a assinatura do contrato de aluguel.

 

9. Quantos lugares de estacionamento você precisa?

Verifique se você pode acomodar o número de veículos que possuirá em sua casa. Você pode informar-se de qualquer estacionamento na rua e, além disso, ver a possibilidade de alugar ou emprestar vagas de outros moradores no caso de ir viver em um condomínio ou apartamento.

 

10. Que outras regras e políticas devo conhecer?

Outras regras podem ditar sua situação de vida. Isso inclui coisas como políticas de convidados, políticas de fumantes, subarrendamento e muito mais. Quanto mais perguntas você fizer ao seu locador, mais confiante se sentirá antes de assinar o contrato de locação para viver em um novo lar, visitando algumas possibilidades de casas para alugar em Florianópolis.

Gostou destas dicas e conseguiu solucionar suas dúvidas sobre os itens necessários para um contrato de aluguel? Aproveite e compartilhe estas informações com suas redes de contato!

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande