ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Coisas de Mulherzinha - Por Rosane de Andrade

Colunistas

há 3 anos


08/09/2020 11h39


 

ETIQUETA NA REDE SOCIAL

 

Como professora de Letras, sempre observei que quando nos apropriamos da fala de algum escritor, temos de colocá-la entre aspas e citar o nome do autor. Assim também como fotos tiradas por outras pessoas, postagens que alguém encontrou na rede. Quando vejo a postagem de algum amigo de face que me chamou a atenção e gostei, compartilho e cito o nome de quem a garimpou primeiro.

 

Na verdade, sempre fiz isso, mesmo que não façam comigo. Às vezes quero mais é que uma boa ideia ou um pedido de ajuda sejam compartilhados infinitamente, porque não quero fama, apenas ajudar mesmo. Porém o que me incomoda é quando o objetivo principal é autopromoção.

 

Aprendi que quando escrevemos com todas as letras em maiúscula estamos 'gritando' com as pessoas. Que quando colocamos pontos de exclamação excessivamente estamos sendo irônicos. As reticências têm o mesmo poder e digo, mais uma vez (pois já falei sobre isso), que são apenas TRÊS pontinhos.

 

Outra coisa que tenho visto como falta de etiqueta são as postagens desnecessárias, tipo: "fui ao banheiro agora", "acabei de tomar banho"... Só a Ivete Sangalo tem êxito neste tipo de coisa, mesmo eu tendo um dia postado a foto de meu pé recebendo uma bela ducha no box.

 

Às vezes postamos quase que um diário no face, no insta, no twitter, e digo uma coisa curta e certa: ninguém quer saber. A não ser que você seja realmente famoso!

 

Há coisas que fazem meus dedos coçarem, porém o bom senso ainda me habita, apesar de ameaçar que vai sair pra nunca mais voltar. Não sou de fuxicar as redes, contudo tenho amigas que o fazem e conseguem descobrir coisas ímpares, até mesmo que alguém é namorado de outros dois alguéns e ao mesmo tempo.

 

E peço um grande favor: quando eu perguntar o que significa algo, não riam de mim. Há pouco aprendi o que eram 'tbt', 'up' e 'cpt'. Sou de outro tempo. Já joguei o Príncipe da Pérsia naquele antigo pc cabeçudo de imagem esverdeada. Já tive impressora matricial, com papel contínuo cheio de buraquinhos e me amarrava no cheiro de álcool do mimeógrafo.

 

Sim, sou antiga, jamais velha, porque velhas são as coisas... pessoas são antigas, experientes, vividas... Olha a etiqueta. Ela conserva em muito as amizades e, de acordo com a proximidade, os dentes!

           

 

 

Fonte: Rosane de Andrade

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande