ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Marinha interdita Balsa do Rio Araranguá

Cidades

há 3 anos


28/09/2020 11h17


Segundo a Marinha do Brasil que foi procurada pela reportagem afirmou que dois certificados para navegação estão vencidos desde 18 de março

No início da tarde deste sábado (26), exatamente às 13h30min, a Marinha do Brasil realizou a interdição da Balsa do Rio Araranguá. O motivo é o vencimento do Certificado de Segurança da Navegação (CSN) e do Certificado Nacional de Arqueação (CNA), que tinha como data limite 18 de março de 2020. Passaram-se seis meses e o município não encaminhou para a Marinha do Brasil a certificação necessária.

De acordo com informações repassadas pelo diretor de Trânsito de Araranguá, Sandro Alves Xavier, o motivo da interdição é a falta de um certificado de adestramento de tripulação. “Existe uma empresa ligada à Marinha que anualmente faz a emissão dos certificados. Faltou esse adestramento, um tipo de capacitação aos 9 balseiros. O motivo é que por conta da pandemia o profissional capacitado não pode cursar e ficamos devendo esse certificado de adestramento da tripulação. Já falamos com a Marinha e vamos realizar essa formação e orientação junto da equipe para voltar às atividades”, frisou Xavier.

Em contato com a Marinha do Brasil e o Capitão de Corveta (T) James Batista, Delegado da Capitania dos Portos de Laguna, comentou a situação.

“Hoje, 26/09/2020, em inspeção rotineira, a equipe de Inspeção Naval da Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna notificou e apreendeu a Balsa do Morro dos Conventos. Motivo: Certificado de Segurança da Navegação vencido.  A volta de suas atividades está condicionada a realização de uma vistoria pela Entidade Certificadora para regularizar a referida documentação”, detalhou.

A reportagem entrou em contato com o prefeito Mariano às 18h33, que afirmou saber da interdição há pouco tempo e solicitou contato com o responsável pelo setor de comunicação da prefeitura.

Mais dois problemas não resolvidos

A “ponte de arame”, que liga o centro de Araranguá ao bairro Barranca foi temporariamente interditada pela prefeitura em 2018. A medida foi tomada após serem identificados problemas na estrutura, como nas madeiras e nos cabos de sustentação. Na época conforme a prefeitura, a medida seria provisória. A Ponte Pênsil está interditada há 2 anos.

Outro problema que se arrasta há mais de 1 ano e quatro meses é o “Buraco do Mariano”. No dia 19 de maio de 2019, parte Rua Rui Barbosa, conhecida como Beira Rio, no centro de Araranguá, desmoronou. Até então o problema ainda não foi resolvido e a cratera é alvo de processo judicial, chacota e indignação. O dilema chegou a parar no Google Maps, na rede mundial de computadores.

 

Fonte: Portal Agora Sul

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande