ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Meleiro poderá usufruir da primeira Faculdade de Direito Canônico

Cidades

há 3 anos


21/08/2020 12h08


Um eficaz encontro e produtivo diálogo com a família Bordignon no último final de semana, teve como objetivo de tratar sobre a vinda da primeira Faculdade de Direito canônico para a cidade. Onde a os cidadãos de Meleiro, especialmente os jovens poderão ter acesso a mais essa ferramenta.

“Será um polo onde liberta da ignorância do fundamentalismo, típico do nosso tempo que eleva a ignorância como verdade absoluta, especialmente a ignorância enquanto conhecimento, da parte dos batizados, e não, das leis e normas que a Igreja católica emana e vive, para, formar, tutelar e edificar a vida da Igreja” explica o advogado José Renato Ramos .

A oferta formativa da faculdade de direito canônico, não somente compreende o conjunto pedagógico e didático de lei e normas, mas foca os seus objetivos em uma formação integral da pessoa humana e uma urgente pastoral do Direito Canônico em toda história da Igreja aos nossos dias além de ser aplicada em modo correto e atual a reforma do Santo Papa Francisco. 

“A faculdade de direito canônico, visa oferecer e promover a maturidade cultural e intelectual do sacerdócio comum na porção do povo de Deus, que é na Diocese local. Com o caríssimo amigo Rogildo, durante o encontro com a sua família, enfatizei, que a faculdade deve oferecer instrumentos para o uso correto da razão. Ou seja; "Qualificamos como atos livres (a liberdade), "o uso correto da razão"; que se alcança através da formação educativa e cultural. Para a formação e educação alcançar um uso correto da razão, ou seja aproximar-se da liberdade; é de fundamental importância uma oferta formativa humanista, uma pastoral humanista do direito canônico; entre as outras faculdades de filosofia, teologia, sociologia, jurídicas, música e todas outras de igual fundamental importância” completa o Advogado Italiano.

 

Ele explica ainda que estas não somente concorrem a uma formação técnica, prática e profissional da enculturação e inclusão dos corretos e livres atos, mas também em sua forma e pedagogia clássica promovem a "fenomenologia da arte de pensar". O educando que acolhe os instrumentos dados da especializada faculdade, vive, incluem e incultura o "trabalho de pensar" transformando-os em atos de liberdade positivos e corretos que florescem em cultura e educação comunitária; relacionando-se, desenvolvendo-se e evoluindo-se no tecido cultural de uma comunidade, garantido e tutelando constituição democrática, que almeja aproximar-se à um projeto responsável, inteligente e livre.

“Ainda por que bem sabemos, que o utilitarismo gera filhos cegos, desintegra a dignidade dos direitos/deveres individuais/comunitários e constrói uma sociedade desumana e pobre. Pobre de paixão, de fantasia, de criatividade, de poesia, de amor, de fé, pobre da essencialidade que se alcança com a fadiga do trabalho de pensar. Educar à fadiga, ao trabalho de pensar; promovendo uma rica flor de ofertas formativas que sejam autenticas e integrais ao complexo inteiro género humano, onde o fundamental e essencial valor não é utilidade, está ao quanto menos é uma consequência, mas sim, o autêntico valor é o fato de ser, existir, amar e todo o bem, toda utilidade dos próprios atos nascem e florescem livremente, espontaneamente doados e reciprocamente reconhecidos meritoriamente” ressalta.

Quem poderá se inscrever na faculdade de direito canônico? A faculdade poderá contar com Padres, freiras, leigos e também pessoas de outras religiões da comunidade, terá sede na Diocese de Criciúma aberta a inteira região de Santa Catarina e se almeja todo sul do Brasil, visto ser uma das primeiras faculdades de Direito canônico. A formação destes profissionais irá contribuir com os direitos e deveres das pessoas na própria comunidade, além de colaborar com o Bispo Diocesano nos tribunais eclesiásticos que surgirão nas várias dioceses locais, como pretende a Reforma do próprio do direito canônico do Papa Francisco.

“A nossa Igreja católica, deseja acompanhar a vida dos fieis batizados com responsabilidade e proximidade, e com a ajuda de Deus em colaboração, com o povo de Deus que é na comunidade local do Meleiro. Da Parte do amigo Rogildo e de sua Família, a urgência de uma pastoral do direito, vai elevar a qualidade da vida e as boas relações de toda comunidade, além de doar um grande impulso pastoral na vida da Igreja Local, com eficácia nas boas relações e vida da inteira comunidade” Conclui.

Fonte: jornal Volta Grande

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande