ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Prefeitos da AMESC descartam fechamento total de serviços mas adotam medidas mais restritivas

Cidades

há 3 anos


24/07/2020 15h17 - Atualizado em 24/07/2020 15h25


Após reunião Prefeitos devem emitir decreto de forma individualizada

 

Na manhã de ontem, quinta-feira, 23, os prefeitos da região do Extremo Sul Catarinense realizaram uma reunião na sede da AMESC para definir novas medidas restritivas para a população. Conforme o presidente da entidade e prefeito de Balneário Gaivota, Ronaldo Pereira, a proposta de Lockdown foi votada e descartada pelos prefeitos dos 15 municípios.

Atualmente a região é considerada gravíssima. Inúmeros são os casos confirmados do Novo Coronavírus. Um exemplo é que de quarta para quinta-feira foram confirmados na região 54 novos casos, passando de 1040 para 1094 e já são contabilizados 21 óbitos.

 De acordo com o prefeito, um decreto padrão será divulgado pelas prefeituras. “Esse documento é uma padronização de medidas que serão adotadas. Ele foi elaborado dois dias antes da situação piorar, com isso, acolheremos o decreto que possa surgir do Governo de Santa Catarina. Além disso, os prefeitos possuem total autonomia para endurecer as medidas”, disse.

 

Porém, segundo o prefeito, o decreto regional deve ser seguido. “Nele constam decisões de todos os prefeitos e dele deve ser respeitado pelas prefeituras. São as medidas de combate que não podem ser burladas, pois foi uma decisão coletiva”, falou.

O decreto suspende até 03 de agosto de 2020, a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros e a concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, academias públicas, praças e praias.

Novas medidas restritivas

Até 7 de setembro de 2020 as aulas presenciais continuam suspensas em todos os níveis escolares, sem prejuízo do calendário letivo, permanecendo as aulas remotas.

Ficam determinadas até o dia 17 de setembro de 2020, algumas restrições: os bares, restaurantes, conveniências e estabelecimentos similares, independente do horário autorizado em alvará, terão seu horário de funcionamento limitado às 21h00. Além disso fica proibido qualquer tipo de atividade de jogos, entre eles: cartas, bilhar, dominós, eletrônicos ou similares dentro de estabelecimentos comerciais.

O decreto ainda afirma que todos os comércios de alimentos, sejam mercados, supermercados, atacados, açougues, mercearias devem permitir a entrada de um único integrante familiar e também proíbe todo e qualquer tipo de aglomeração, seja ela em local público ou dentro dos estabelecimentos comerciais, que não respeite o distanciamento de 1,5 metros.

O decreto ainda impõe o uso obrigatório de máscaras de proteção individual como forma de evitar a transmissão comunitária do vírus, em todos os estabelecimentos públicos (privados ou filantrópicos) no território dos municípios. Além disso a aglomeração de pessoas em residências edificadas cujo número de pessoas seja superior a 10 não é permitida.

Decreto foi publicado

Até o momento o decreto regional foi publicado apenas pela prefeitura de Balneário Arroio do Silva e um dos prefeitos que aproveitou para endurecer as medidas em seu município foi o prefeito Tiago Zilli, de Turvo, que resolveu proibir alguns serviços nos finais de semana.

Segundo o decreto todos os estabelecimentos – inclusive supermercado e indústrias – estarão fechados no sábado e domingo, abrindo exceção apenas para as farmácias e postos de gasolina. Os serviços de delivery de bares, restaurantes, pizzarias e similares também continuam permitidos.

 

Fonte: Portal Agora Sul - imagem arquivo

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande