ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Tradicional Festa de São Sebastião reúne milhares de Fiéis hoje em Balneário Gaivota

Cidades

há 4 anos


20/01/2020 08h23


Como tradição todos os anos no dia de hoje, 20 de Janeiro milhares de fiéis participam da Festa em honra a São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, na comunidade da Figueirinha em Balneário Gaivota. Muitas pessoas pagam promessas, e percorrem a peregrinação de 7 km a pé em agradecimento a alguma graça recebida.

A festa é uma tradição que dura mais de 90 anos e reúne fiéis de toda região e é realizada sempre no dia 20 de Janeiro, já que é feriado municipal em Sombrio e Balneário Gaivota.  

De acordo com Salésio Leal Pereira que é o tesoureiro do Caep da Igreja, a expectativa é que aproximadamente 10 mil pessoas passem pelo local no dia da festa, devido a data cair numa segunda-feira. “Sempre vem pessoas de várias cidades da região e até de outros estados, mas como o feriado é só aqui e a festa é numa segunda-feira, talvez diminua um pouco o público, mas mesmo assim estamos com boas expectativas” Explica Salésio. 

Ainda segundo ele, todo o dinheiro arrecadado durante a festa serão investidos em melhorias na igreja e salão. “Será investido em utensílios para a cozinha, compra de novos ventiladores, término da churrasqueira conforme a exigência da vigilância sanitária, bancos e mesas novas para o salão e mais algumas manutenções que estão sendo concluídas.

 

A Tradição dos Pães


Uma tradição muito cultivada na festa da Figueirinha são os pães de promessa. As promessas são pagas através de pães em forma de braço, perna, coração, seio, dependendo do problema de saúde da pessoa. Centenas de pães de promessa são doados pelos peregrinos para a Igreja e vendidos durante a festividade. Ao final, não sobra nenhum, tamanha a procura.

 

A devoção

 

A devoção começou em 1929, por conta de uma peste que atingiu boa parte do gado na região. Na época, o senhor Vital Machado, proprietário do gado que estava doente, já havia feito de tudo. Ao perceber que não havia mais solução, recorreu aos caminhos da fé. A promessa feita para São Sebastião surtiu efeito e em agradecimento, Vital começou a promover um terço no local. Inicialmente as rezas aconteciam debaixo de uma figueira aonde um animal havia sido encontrado morto. Aos poucos, a devoção foi crescendo e tornando o dia 20 de janeiro, dia do santo, uma data de romaria e peregrinações até o local.

 

A acolhida aos romeiros

Com o passar dos anos e o aumento do número de romeiros, a festa passou a ter não só uma missa, mas três missas durante o dia: às 6h, às 8h e às 10h30, sempre lotadas de fiéis que, em sua maioria, fazem o trajeto de suas casas até o local ainda de madrugada.

A igreja é utilizada para as missas mensais, sempre no dia 20. Nos dias de festa, a celebração eucarística ocorre no altar construído em meio às árvores, atrás da figueira e o extenso gramado fica lotado de fiéis.

 Programação

Dia 20 (segunda-feira) Feriado em Sombrio e Balneário Gaivota –

10h30 – Missa da Festa celebrada pelos Padres Giovane de Souza e Samuel Colombo

12 – Almoço festivo com churrasco, saladas e bebidas

15h – Procissão com as imagens de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida com apresentação dos novos festeiros para 2021. Consagração a Nossa Senhora Aparecida celebrada pelo Padre Giovane de Souza.

Após haverá tarde dançante com a Dupla Michelly & Giovani

 

Fonte: Mariane Rodrigues/Jornal Volta Grande

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande