ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Meleiro comemora 58 anos de conquistas e muitas histórias

Cidades

há 4 anos


27/11/2019 09h20


Meleiro pertencia ao município de Campinas do Sul, atualmente município de Araranguá. Com o crescimento da comunidade, transformou-se em distrito de Campinas do Sul, pela Lei nº 237, de 10 de janeiro de 1925. A instalação solene do distrito ocorreu em 1º de janeiro de 1926.

 

 Em 31 de março de 1938, através da Lei nº 86, o distrito de Meleiro foi elevado à categoria de vila. Rodolfo Manfredini foi o primeiro Intendente Distrital da Vila de Meleiro, e exercia também, o cargo de Delegado Distrital.

 

 Em 1958, sendo Jorge Lacerda Governador, era notória a safra de emancipações por todo Estado, patrocinada pelos deputados estaduais que buscavam desenvolvimento de suas regiões. Existiam, é claro, leis que disciplinavam a criação de municípios, e em conformidade com elas foram dezenas de municípios criados nessa época. Com a morte de Jorge Lacerda, Heriberto Hulse assume o governo e homologa o projeto de emancipação de Meleiro, através da Lei nº 348 de 23 de julho de 1958. A vila de Meleiro conquistou, então, sua autonomia política e se tornou o município de Meleiro.

 

 Em 28 de julho de 1958 houve a instalação do município, em uma sessão pouco animada, pois todos sabiam que dificilmente teria condições de se manter como tal, conforme exigências das leis vigentes. Foi nomeado prefeito provisório o Sr. José Coral, que governou por sete meses, até a posse de Luiz Canella, que venceu as eleições municipais e foi o primeiro prefeito eleito do novo município.

 

 Devido a problemas políticos e judiciais, o novo município perde sua autonomia e passa a pertencer ao município de Turvo. Em 1960 acontecem as eleições para Governo Federal e Estadual, sendo eleito para o governo de Santa Catarina o Sr. Celso Ramos. Foi revista, então, pela Assembléia Legislativa a lei que disciplinava a criação de novos municípios. Desta forma, mais de 40 municípios deveriam ser criados em todo o Estado.

 

 Em 27 de novembro de 1961, com a publicação da Lei nº 773, Meleiro conquistou definitivamente, sua emancipação, sendo que a instalação solene do novo município ocorreu em 20 de dezembro de 1961. O Governador Celso Ramos nomeou Edevar de Pelegrini para exercer, provisoriamente, o cargo de Prefeito Municipal.

 

 Edevar de Pelegrini governou o novo município por apenas sete meses, pois renunciou ao cargo para candidatar-se a vereador. Em razão da renúncia, Leandro Coral assumiu o cargo de prefeito provisório até a realização das eleições.

 

 No dia 7 de outubro de 1962 foram realizadas as eleições municipais, sendo que Luis de Pelegrini as venceu e foi empossado como o primeiro prefeito eleito após a criação definitiva do município de Meleiro. Nessa época não havia o cargo de Vice Prefeito. Pelegrini foi eleito para um mandato de quatro anos. Entretanto, o mandato foi prorrogado por mais dois anos para que as eleições municipais e estaduais fossem realizadas no mesmo dia.

Fonte: Jornal Volta Grande

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande