ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Cidasc combate virose que pode inviabilizar produção de maracujá em Jacinto Machado

Agro Noticias

há 3 anos


16/07/2020 16h06


Em 2016 foi detectada pela primeira vez, no Sul de Santa Catarina, uma importante doença que provoca drástica redução na produtividade de maracujazeiros, originando frutos duros e com baixa quantidade de polpa. 

A doença denominada, virose do endurecimento dos frutos de maracujá é disseminada por pequenos insetos conhecidos como pulgões, por tratos culturais como poda e desbrotas, assim como por mudas contaminadas. 

Não há controle por agrotóxicos eficiente para eliminar a doença, tão pouco cultivares resistentes à virose. A principal medida para conviver com a doença é o vazio sanitário, quando há uma redução de inóculo inicial, diminuindo a evolução da doença.

O Vazio Sanitário para o cultivo de maracujazeiro, compreende o período no qual é proibido cultivar ou implantar pomar , bem como manter ou permitir a presença de plantas vivas de maracujá, em qualquer fase de desenvolvimento, exceto mudas em cultivo protegido com tela anti-afídeos. Para ser efetivo, o vazio sanitário precisa ser feito de forma sincronizada entre todos os produtores catarinenses, pois a não adoção em um único pomar pode disseminar a doença para outras áreas, causando enormes prejuízos para toda a cadeia produtiva. 

O vazio sanitário do maracujazeiro é obrigatório no período de 01 de julho à 31 de julho de cada ano, em todo o território catarinense. O produtor deve eliminar todas as plantas vivas de maracujá até 30 de junho de cada ano, assim como não deve implantar pomares durante esse período. 

Em Jacinto Machado a Cidasc, que fiscaliza o cumprimento do vazio sanitário, para o ganho de todos os produtores de maracujá do município, eliminou até o momento 1000 (mil) plantas que poderiam prejudicar o sucesso da medida, e assim comprometer o rendimento da cultura e consequentemente a comercialização dos frutos, que são reconhecidos como os melhores do Brasil, devido às características do tamanho, formato e preenchimento de polpa. O vazio sanitário sincronizado do maracujazeiro, garante assim, as característica de qualidade dos frutos, além da elevada produtividade dos pomares catarinenses. 

Fonte: jornal Volta Grande

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande