ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 75,00

ANUAL R$ 135,00

(48) 3535-1256


Produtores iniciam a colheita de arroz na região

Agro Noticias

há 10 meses


16/01/2020 15h59


Não muito comum já no início de Janeiro, mas tem produtor já colhendo arroz. O produtor Rogildo Bordignon de Meleiro que planta em torno de 700 hectares de arroz entre Forquilhinha, Nova Veneza, Meleiro e no estado do Rio Grande do Sul, já iniciou a colheita na semana passada. Segundo ele foram em torno de 50 hectares colhidos de arroz até agora, e a média ficou em torno de 140 sacos por hectare.

“A expectativa está dentro do esperado, uma colheita considerada razoável, esse arroz foi plantado no mês de agosto de 2019. Nas áreas colhidas na região de Nova Veneza a falta de chuva não prejudicou pois tinha água, já na região do Meleiro a falta de chuva afetou e terá uma média de 20% de perda na produção” relata Rogildo.

Ainda de acordo com Rogildo, a principal dificuldade hoje dos produtores é a falta da barragem do Rio do Salto. “Principalmente na cultura do arroz onde se depende muito de água, e nem sempre se pode contar com as chuvas, a barragem faz muita falta. Já passamos por duas estiagens esse ano e isso causou a perca de 20% na produção, caso tivéssemos a barragem a realidade seria diferente. Na minha opinião seria essa a principal dificuldade, além claro do custo elevado da produção” completa o produtor.

Rogildo que além de produtor é vice-prefeito de Meleiro conta que ele mesmo enquanto político já falou com o Governador Carlos Moisés em relação a barragem do Rio do Salto. “Não foi nada oficial, mas ele sinalizou positivamente em relação a barragem, e disse que ia verificar, e quanto a mim sou principal apoiador, tendo em vista que sinto na pele o que os produtores passam na época das estiagens” Conclui

Fonte: Mariane Rodrigues - Jornal Volta Grande

Compartilhe esta notícia



Voltar


Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande