ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Rio que abastece Turvo seca e deixa população em alerta

Cidades

há 4 anos


30/12/2019 17h00


Captação de água feita pela Casan segue no Rio do Salto, com 1/3 da capacidade

 

A estiagem que vem acontecendo desde o meio do ano deixou parte de Turvo sem água. O Rio Amola Faca secou completamente nesta segunda-feira, 30, e agora a captação acontece somente no Rio do Salto, onde é a principal fonte, mas que também vem sofrendo com a falta de água.

 

“Em virtude da estiagem prolongada deste ano, a vasão dos rios baixou consideravelmente. Nós temos duas captações, uma é no Amola Faca, e neste o rio secou, hoje foi o dia que realmente zerou a captação lá e antes vinha bem baixa. E no Rio do Salto, temos 1/3 do que o normal”, informou o superintendente da Casan, Gilberto Benedet Junior.

 

A expectativa é de que chova a partir de quarta-feira, 1º, algo que vai ser muito importante para a situação da região. A captação no Rio do Salto foi criada para tentar superar o problema. “Já teve anos que o Amola Faca baixava consideravelmente o nível, então fizemos uma nova captação, que agora também está comprometida”, contou.

 

De acordo com o superintendente da Casan, apenas a chuva vai servir para normalizar a situação, que vem piorando desde o meio do ano, quando os níveis de chuva diminuíram. Boa parte do Rio Amola Faca é usada para a rizicultura, que também sofre com a falta de água. Por enquanto, não há possibilidade de transposição de nenhum outro rio.

 

“A nossa medida paliativa é usar caminhões-pipa e os caminhões do Corpo de Bombeiros pegando água em Forquilhinha. Eles não são caminhões de água portável, então temos que fazer um tratamento novo, os caminhões dos bombeiros pegam água em Forquilha e trazem até a estação de Turvo”, explicou Gilberto. 

 

A recomendação para os moradores de Turvo é para que economizem água e evitem o consumo exagerado, como a lavagem de calçadas ou carros, por exemplo.

 

A Casan enviou uma nota:

“A Agência local da Casan de Turvo, juntamente com a Coordenação Municipal da Defesa Civil e Prefeitura, informam os consumidores que já foram tomadas as devidas providências quanto a falta de água no município a partir desta segunda-feira (30/12), em virtude da estiagem ocasionada pela falta de chuva em todo o Estado.  

 

Com auxílio do Comando Geral do Corpo de Bombeiros de Araranguá e a Companhia de Bombeiros Militar de Turvo, os reservatórios locais da Casan receberam na tarde de hoje, 16 mil litros cúbicos de água a ser tratada e após distribuída. Além disso, 10 mil litros cúbicos já tratados também estão no município para distribuição. Ainda está previsto mais 16 mil litros cúbicos para amanhã (31/12). Segundo a meteorologia, existem previsões de chuva apenas para a próxima quarta-feira.

 

Vale lembrar que a medida é provisória e emergencial, objetivando a distribuição racionada para que toda a população possa ser atendida. Diante do exposto, pedimos encarecidamente a compreensão de todos quanto ao uso economicamente correto evitando desperdícios e uso para grandes volumes como lavação de residências, calçadas e veículos. Pedimos ainda que a água da Casan nos próximos dias seja apenas para consumo próprio e doméstico.”

 

Fonte: 4oito

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande