X

Imagem Banner

Imagem Banner

Imagem Banner

Imagem Banner

NOTÍCIAS



Imagem Notícia

Finados : Cultivo de Palmas é tradição na família de agricultores de Forquilhinha

02/11/2018

Forquilhinha - Hoje é celebrado o dia de Finados, momento na qual familiares vão ao cemitério prestar homenagem aos seus entes queridos já falecidos. E como demonstração de carinho geralmente levam flores pois simboliza a gratidão por alguém que, de certa forma, marcou suas vidas.

Mas para o casal de agricultores Milton Savi e Fátima Zanoni, da comunidade Faxinal, interior de Forquilhinha, a tradição é um pouco diferente, pois ao invés de apenas comprar as flores, eles mesmos cultivam em casa.

O casal tem em sua propriedade em torno de 200 mudas de Palmas, (conhecida como Palma de Santa Rita), cultivadas e cuidadas com muito carinho por eles.

“É uma tradição que desde criança aprendi com minha avó, em agosto a gente tem a data certa para plantar, para que próximo do Dia de Finados ela floresça pra gente colher e levar no cemitério. De 01 a 04 de agosto tem que estar plantada.” Comenta Fátima.

As Palmas tem um colorido especial, pois segundo Fátima são 12 cores diferentes que causam um belo cenário na propriedade do casal. “Eu comprei em torno de 20 batatas (mudas), e ai fui duplicando. E o mais engraçado é que as batatas são da mesma cor, mas se você pegar a semente que sai da flor, a cor muda” Explica Fátima.

De acordo com o Secretário de agricultura, Zuri Langer são exemplos como esse que demonstram a valorização da agricultura. “Ficamos muito feliz em saber que ainda se segue essa tradição, sem contar na beleza e qualidade das flores cultivadas por eles, Parabéns ao casal, que sirva de exemplo e incentivo para outras pessoas” Completa Zuri. 

Uma tradição que vai passando de geração em geração, e que tem um significado importante para a família. “Gosto de cuidar, ajeitar. Esse meu cantinho é sagrado. Faço questão de cuidar com muito carinho, e ai no dia de finados levo para meus familiares que já faleceram. É uma tradição que aprendi com minha avó” Conclui Fátima.

Fonte: Mariane Rodrigues - Jornal Volta Grande

Imagem Noticia

Imagem Noticia


Ver Todas Notícias



ENTRAR

CADASTRE-SE


ENQUETE

Na sua opinião, que nota você dá para o prefeito de Timbé do Sul, Beto Biava (PP); Vice Prefeita: Tati Alexandre (PSDB) e sua equipe?

 Bom, 8 a 10

 Satisfatório, 5 a 7

 Ruim, 1 a 4

PREVISÃO DO TEMPO


ANUNCIE AQUI

Imagem Anúncio

Imagem Anúncio


Imagem Anúncio

Imagem Anúncio


Imagem Anúncio

Imagem Anúncio


Imagem Anúncio

Imagem Anúncio